Postagens populares

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

SEQUENCIA DIDÁTICA DE MATEMATICA

 
SEQUENCIA DIDÁTICA DE MATEMÁTICA
3º ANO
CAMPO MULTIPLICATIVO
OBJETIVOS:
v  Propiciar ao aluno condições de:
v  Desenvolver sua capacidade de dedução.
v  Desenvolver sua capacidade de raciocínio lógico e organizado.
v  Desenvolver sua capacidade de relacionar matemática com problemas práticos.
v  Desenvolver seu espírito crítico e criativo.
v  Organizar e aplicar os conhecimentos adquiridos.
v   Resolver problemas usando Análise Combinatória.

CONTEÚDO
v  Combinatória

ORIENTAÇÃO DIDÁTICA
v  Forme pequenos grupos na sala para que os estudantes possam discutir estratégias e registrar no papel as diferentes combinações. Quando cada grupo chegar a um valor, resultados e procedimentos devem ser confrontados.


DESENVOLVIMENTO
v  Apresente o enunciado:
Quantos sanduíches podem ter
o menu de uma lanchonete,
se ela dispõe de 3 tipos de
pão e 5 recheios?



INTERVENÇÃO DO PROFESSOR
v  Peça que as crianças expliquem como fizeram para garantir que todas as opções fossem contempladas. Depois das primeiras produções, proponha a organização da informação numa tabela de dupla entrada ou em um diagrama. Posteriormente, analise com a turma a pertinência de resolver esse tipo de problema por meio da adição (5 + 5 + 5 ou 3 + 3 + 3 + 3 + 3) para finalmente reconhecer que a escrita multiplicativa (5 x 3 ou 3 x 5) também representa o problema.

TABELA DE DUPLA ENTRADA


PÃO FRANCÊS

PÃO DE FORMA

PÃO DE HAMBÚRGUER
PRESUNTO



QUEIJO



MANTEIGA



TOMATE



SALAME





ATIVIDADES COMPLEMENTARES

v  Depois de realizar a primeira atividade, lance novos desafios: e se a lanchonete ganhar mais uma opção de pão e três de recheio,quantos tipos de sanduíche podem ser feitos? Com o complemento de ingredientes, outras questões entram em jogo: é preciso somar os novos pães e recheios? Multiplicá-los? Refazer todo o cálculo? Os pequenos terão de dar conta do acréscimo nas duas variáveis e, para fazê-lo, o registro em papel será útil.

AVALIAÇÃO

Verificando se os alunos atingiram os objetivos propostos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário